-
Arquitetos: suzuki architects
- Área: 107 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Kenta Hasegawa
-
Fabricantes: GUBI, IOC Flooring, Koizumi, WEST
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesta reforma, o cliente solicitou um espaço integrado e bem iluminado para ser usado como segunda residência, estúdio e galeria. Enfrentamos dois problemas de projeto. Primeiramente, devido ao layout longelíneo e estreito além de uma entrada mal iluminada. Em segundo lugar, as janelas não puderam ser modificadas porque são consideradas propriedade pertencente ao edifício como um todo.
Respondemos a isso, instalando uma parede curva de madeira em todo o comprimento do apartamento, desde a entrada até a varanda, trazendo elementos do exterior para o interior através da superfície da parede e assim, tornando todo o espaço aberto e iluminado. No lado da sala de jantar, a superfície da parede é feita de contraplacado de tília com acabamento brilhante para refletividade. A luz do sol e o cenário externo são refletidos na madeira, transformando-a em um plano abstrato que se integra facilmente à vida cotidiana e proporciona a sensação de ambiente externo.
Do lado do dormitório, a parede é acabada com revestimento anti-reflexivo. A pequena porta de vidro arqueada para o quarto limita as informações visuais do lado de fora, contribuindo para a atmosfera de calmaria. Embora em condomínios como este, os residentes tendam a se sentir isolados do exterior, trouxemos elementos do espaço exerno ao ambiente interno.